Construção de nova estrutura da ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão chega a 20%, diz Dnit
30/04/2025
(Foto: Reprodução) Antiga estrutura desabou em dezembro de 2024 e deixou 17 vítimas. Já foram executados 16 fundações e 12 pilares, segundo o Dnit. Construção da ponte na BR-226 está em andamento
Divulgação/Dnit
A construção da nova ponte entre os estados do Tocantins e do Maranhão alcançou, nos últimos dias, 20% dos trabalhos executados, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A antiga estrutura da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou em dezembro de 2024, deixando 17 vítimas. A previsão é de que a obra seja entregue ainda em 2025.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A ponte está sendo construída entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na BR-226. O que restou da estrutura antiga, após a queda, foi demolida no dia 2 de fevereiro e logo depois começaram as obras da nova ponte.
De acordo com o Dnit, a nova estrutura deverá ser construída com 100 metros a mais de extensão que a anterior e terá um comprimento total de 630 metros, com um vão livre de 154 metros. A previsão de entrega da obra é até o dia 22 de dezembro deste ano, com um investimento de R$ 171,9 milhões do Governo Federal.
Dentro do projeto, foram concluídas etapas de fundações e pilares dos trechos em vigas pré-moldadas.
Está prevista na obra a execução de 26 fundações e 26 pilares. Até o momento, foram executados 16 fundações e 12 pilares e estão em andamento uma fundação e seis pilares. Segundo o Dnit, a expectativa é de que esta etapa seja concluída até o final do mês de junho.
Agora os trabalhos aguardam a aprovação da segunda etapa, que compreende as travessas e superestrutura do trecho em vigas pré-moldadas e as fundações e pilares do trecho em balanço sucessivo. A previsão é que sejam construídas 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas.
O projeto prevê que a nova ponte terá duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.
Licitação prevê que a obra seja finalizada até o dia 22 de dezembro de 2025
Reprodução/ TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM:
Trânsito de caminhões afeta vida de moradores em cidades que são rotas alternativas após ponte desabar entre TO e MA
Ministro dos Transportes mostra imagens da estrutura que vai substituir ponte que desabou entre Tocantins e o Maranhão
Começam escavações para construção de nova estrutura da ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão
Cerca de 7 mil toneladas de concreto e ferro são retiradas dez dias após implosão de ponte que desabou entre TO e MA
Vídeo mostra implosão da estrutura que sobrou de ponte que desabou entre o Tocantins e o Maranhão
Relembre a tragédia
O vão da ponte caiu no dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50. Um vereador de Aguiarnópolis que denunciava a situação precária da estrutura flagrou o momento.
Duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões passavam pelo local na hora e caíram dentro do rio. Três desses caminhões carregavam ácido sulfúrico e agrotóxicos. Uma pessoa sobreviveu, 14 morreram e três ainda estão desaparecidas.
Para que a nova ponte seja construída, as partes remanescentes da Juscelino Kubitschek tiveram que ser implodidas. As estruturas receberam 250 kg de explosivos e a ação durou cerca de 15 segundos.
Metade dos destroços da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foram retirados após implosão
Divulgação/DNIT
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.